As Argilas e seus benefícios cosméticos

Mulher com rosto coberto por máscara de argila verde,sobre uma toalha de cor lilás. No canto esquerdo há uma esteira de vime com toalhas e flores brancas.
Adobe Stock

A Argila é um mineral conhecido no mundo inteiro e vem sendo utilizado há milênios. São formadas a partir da degradação e decomposição das rochas devido à exposição a vento, água, e outros eventos químicos ao longo dos anos, que causam alterações no mineral. Possui silicatos de alumínio hidratantes em sua composição, é rica em ferro, cobre e silício, além de poder conter outros diversos oligoelementos. Suas propriedades terapêuticas são muitas e são utilizadas desde a antiguidade como medicamento para ferimentos, constituindo-se como uma das primeiras formas da medicina natural. Ela é anti-inflamatória, cicatrizante, antisséptica, bactericida, calmante, entre outros.

Existem diversos tipos de argilas de acordo com a composição dos minerais, o que confere a elas uma diferenciação quanto à cor, às propriedades e às aplicações.
As argilas realizam uma limpeza profunda na pele e a escolha de sua cor deve ser baseada no tipo de pele e no que ela precisa. Existem muitas cores de argilas, cada uma delas com propriedades especificas, por isso é importante conhecer a composição para decidir sobre qual a argila é melhor para sua pele. Elas também podem ser utilizadas para tratamento de cabelos.

A argila verde é rica em cobre, possui ação anti-inflamatória, pH neutro e ainda ajuda na desintoxicação. Deve ser utilizada por peles oleosas e com acnes.
A branca é rica em alumínio e silício, indicada para peles sensíveis e desidratadas. Tem ação suavizante e cicatrizante, mas sua principal propriedade é clarear e absorver a oleosidade da derme.
A preta é a mais nobre, também conhecida como “lama vulcânica”. É um agente rejuvenescedor e tem ação anti-inflamatório e antiestresse.
A rosa surgiu da mistura das argilas branca e vermelha. Ela é cicatrizante, antisséptica e suavizante, indicada para pessoas com a derme sensível e delicada, mas pode ser usada por todos os tipos de pele.
A vermelha é rica em cobre, ferro e silício. Ela serve para hidratar e evitar o envelhecimento, além de agir como um ótimo antiestresse. Acelera o metabolismo e estimula a circulação sanguínea e é indicada para peles sensíveis, porém pode ser usada por todos os tipos de pele.
A argila marrom é rica em alumínio, silício e titânio, ajuda no combate a acne e promove um efeito rejuvenescedor, agindo de forma desintoxicante e adstringente.

Para preparar sua máscara você precisa adicionar uma colher de sopa de argila em pó em um recipiente de vidro ou cerâmica (não usar em alumínio pois este componente pode interferir na composição da argila) e adicionar água filtrada, soro fisiológico ou algum tipo de hidrolato até formar uma mistura pastosa. Em seguida, aplicá-la na região desejada, formando uma camada de uns 5mm de espessura. Esperar de 15 a 20 minutos e em seguida enxaguar.

Por Mellany Lessa e Maria Salete Luciano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s