Conceito Eco-Friendly

Imagem Pixabay

Temos cada vez mais uma crescente preocupação com os assuntos relacionados a preservação do meio ambiente em que vivemos. Atualmente, esses temas são discutidos em sociedade. Há várias iniciativas públicas e privadas de conscientização das comunidades para a questão ambiental.  Existem muitos grupos de movimentos sociais e ambientais tratando de questões relacionadas a tratamento de lixo, aquecimento global, poluição dos mares e oceanos e diversos outros assuntos, que merecem atenção especial se queremos garantir um planeta sustentável para a nossa e para as próximas gerações.

Essa necessidade de adotar ações que gerem o menor impacto possível ao meio ambiente surgiu devido aos efeitos ambientais e sociais que o consumo indiscriminado e desenfreado causou.

Nesse contexto surgiu o termo “Eco-Friendly”, que se traduz como “amigável do meio ambiente” e abrange as áreas de produtos e serviços, diretrizes e políticas ambientais, consumo consciente, comportamento social, estilo de vida e processos produtivos que procurem ser menos agressivos e causadores de danos ao meio ambiente.

O termo eco-friendly está associado a hábitos de consumo ou um estilo de vida que seja amigável com o ambiente em que vivemos. Nesse contexto, há uma preocupação geral da sociedade civil com a economia de energia, com a reciclagem de lixo, com a alimentação saudável e livre de agrotóxicos, com o consumo moderado e consciente de produtos e serviços. Em outras palavras, que sejam hábitos sustentáveis do ponto de vista ambiental e social.

Já contamos na atualidade com diversas “empresas verdes” que fabricam produtos onde o processo de produção causa o mínimo de impacto ambiental possível.  Também pensam em soluções práticas, eficientes e sustentáveis nos diversos produtos que utilizamos no cotidiano

Também podemos falar de “arquitetura verde”, onde as construções são pensadas para aproveitar da melhor maneira os recursos naturais disponíveis, como o uso da luz solar, tanto para a produção de energia quanto para a iluminação de ambientes, ou onde se pode reaproveitar a água do chuva para algumas tarefas da moradia, como a utilização para a descarga dos vasos sanitários, por exemplo.

Quanto as politicas ambientais podemos ver um crescente número de cidades pensando em meios alternativos de mobilidade urbana, que proporcionem uma redução nos níveis de poluição do ar, causada pelo excesso de veículos automotores, e verificamos a execução dessas políticas através da construção de ciclovias e parques, da criação de estacionamento e a disponibilização de bicicletas e patinetes elétricos para deslocamento da população pelas ruas da cidade. Também observamos, na grande maioria das grandes cidades do país, a disponibilização de serviços de coleta e reciclagem de lixo doméstico e industrial. Os investimentos feitos pelo poder público para a geração de energia limpa levaram a criação de diversas usinas eólicas no país nos últimos anos, e estão associados a esse pensamento e essa cultura Eco-Friendly.

Todas essas ações possuem o intuito de diminuir o impacto ao meio ambiente que a interferência humana causa na natureza, e todas elas são ações e movimentos Eco-Friendly.

Você, caro leitor, também pode se considerar um ser humano “amigo da natureza” ou “eco-friendly” adotando pequenas medidas no seu dia a dia, que causem um menor impacto ao planeta, tais como:

  • Escolha alimentos orgânicos;
  • Elimine ou reduza o consumo de produtos de origem animal, principalmente o de carnes vermelhas;
  • Opte por comprar seus alimentos de produtores locais;
  • Não desperdice alimentos, energia, água e qualquer outro recurso natural;
  • Reutilize e recicle seu lixo;
  • Faça uma horta caseira e pratique a compostagem;
  • Substitua produtos com embalagens que oferecem risco ao meio ambiente por produtos com embalagens menos agressivas como bioplásticos, escovas feitas com bambu, utensílios de vidro mais durável (evitando assim o uso de materiais descartáveis), etc.
  • Elimine ou reduza o consumo embalagens descartáveis;
  • Pratique a moda sustentável, reaproveitando peças de roupas, customizando as antigas peças e trocando em brechós e bazares;
  • Utilize produtos de higiene e beleza que são “amigos da natureza”, como cosméticos e perfumarias orgânicas, veganas ou naturais.

Por fim, podemos dizer que o conceito de Eco-Friendly é simples e amplo. Várias ações e comportamentos vem sendo adotados para a preservação dos nossos recursos naturais, mas ainda há muitas práticas ambientais em que precisamos melhorar e investir para garantir um planeta sustentável para as próximas gerações. E cada um de nós precisa fazer a sua parte. Você tem feito a sua?

Por Maria Salete Luciano Lessa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s