03

set

Produção de metais no mundo, pelo Worldwatch Institute


Metals-2_FINAL_21610_image001.gif

Para aqueles se preocupam com o destino dos recursos naturais do planeta, há um bom texto na rede. O Worldwatch Institute produziu uma bela análise do que vem ocorrendo nas últimas décadas na área de mineração e siderurgia. A parte que não é surpresa para ninguém é que a China está no olho do furacão (como o gráfico sobre produção de aço, acima, mostra bem). O resto é uma compilação de dados históricos a respeito dos principais metais usados pelo homem que vale a pena conferir. Abaixo, alguns dos destaques do texto.

:: Em 2008, mais de 1,4 bilhão de toneladas de metal foram produzidas globalmente. Isto é mais de sete vezes o volume produzido em 1950 e o dobro do que era produzido no final da década de 1970.

:: O consumo médio per capita de metais passou de 77 kg em 1950 para 213kg em 2008 (165kg no final da década de 1970).

:: O aço representa 95% de todo metal produzido no mundo em peso.

:: A produção de aço na China passou de 66 milhões de toneladas em 1990 para 500 milhões de toneladas no ano passado.

:: A produção de ferro e aço gera entre 5% e 6% das emissões globais de carbono e 27% das emissões da indústria.

:: Cerca de 35% do aço produzido no mundo atualmente usa metal reciclado.

:: A reciclagem de ferro e aço economiza de 40% a 75% da energia necessária para fazer aço a partir do minério de ferro.

:: A produção de alumínio saltou de 2 milhões de toneladas em 1950 para quase 40 milhões de toneladas em 2008.

:: Cerca de 3% da energia elétrica produzida no mundo é usada para fazer alumínio.

:: A produção de alumínio a partir da reciclagem usa apenas entre 5% e 10% do necessário para fazer o alumínio a partir da bauxita.

:: Cerca de 6,3 milhões de toneladas de alumínio foram produzidas a partir da reciclagem em 2008. Em 2000, este volume chegou a 9 milhões de toneladas.

Leia pelo link abaixo a íntegra do texto do Worldwatch Institute (em inglês).

World Metal Production Surges | Worldwatch Institute

Receba as notícias do Blog da Terra em seu computador, assine nosso feed por este link. Se preferir receber por email, assine nossa Newsletter diária gratuita (campo na barra lateral). Você pode seguir o Blog da Terra com o Twitter.

Tags: , , , , , ,

Este post foi publicado quinta-feira, 3 de setembro de 2009 às 19:10 e colocado na categoria Conexões, Energia, Geral, Uso da Terra. Você pode seguir os comentários à este post pelo RSS 2.0 feed. Você também pode deixar um comentário abaixo. Pinging não é possível neste post.

3 Respostas para “Produção de metais no mundo, pelo Worldwatch Institute”

  1. máálláágúútt diz:

    muitoooooo

    bom

    21 de agosto de 2010 às 23:21

  2. wilson diz:

    POR MEIOS DESTA ANALISE E PELO QUE VENHO TER ACOMPANHADO COM TERMO DE MINHA LEITURA,PARABENISO PELO GRAFICO QUE FOI APRESENTADO,QUE PELO MESMO FOI DE IMENSA INSTRUÇÃO PARA MEU CONHECIMENTO.MAS O TEXTO EM FINS NÃO TEM TIRADO MINHAS REAIS DUVIAS OU SEJA “COMO É O SISTEMA DE REPRODUÇÃO DO METAL”. GOSTARIA QUE FOSSE DE TAL FORMA COLOCADO COM MASI DETALHES PARA QUE PESSOAS COM AS MESMAS DUVIDAS SEJA TIRADAS . AGRADESÇO PELA OPORTUNIDADE QUE TENHO DE ESPRESAR TAIS PALAVRAS E IDEIAS. “WILSON” 20.09.2010

    20 de setembro de 2010 às 01:54

  3. Carlos Frederico diz:

    Prezado, Estou fazendo minha tese na produção de aço (Injeção de Materiais pulverizado em alto-forno). Você teria comparações da produção de metais com outros materiais (compósitos, polímeros e cerâmicos)? Agradeço a sua atenção e ajuda. Att.

    3 de janeiro de 2011 às 17:19

Deixe seu comentário