29

abr

Diagnóstico da gripe suína envolve quatro etapas


O diagnóstico preciso da gripe suína envolve até quatro etapas, segundo informações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Sem passar por ao menos três dessas quatros etapas, não é possível afirmar se a contaminação é pelo vírus da gripe suína, o Influenza A H1N1.
A primeira etapa é o exame clínico, no qual médicos analisam os sintomas e entrevistam os pacientes para avaliar se existe risco do contágio ser gripe suína. Por exemplo, um paciente que passou pela Cidade do México ou outra zona onde a doença já tenha sido detectada e ao mesmo tempo apresente os demais sintomas da gripe suína, provavelmente será encaminhado para a segunda etapa.
A segunda etapa é um exame laboratorial feito com base em uma amostra de mucosa do paciente. O exame identifica se a doença está sendo causada pelo vírus Influenza, ou por outros agente. Caso exista a confirmação de contágio por Influenza, é necessário partir para a terceira etapa: um exame de DNA. Aqui será identificada se o vírus identificado no primeiro exame laboratorial é o vírus da gripe suína. Esta etapa é necessária porque existem vários tipos de vírus da espécie Influenza. E para identificar um deles é necessário a análise do DNA. Apenas esta terceira etapa dura em média 48 horas para ser concluída caso não haja problemas com as amostras.
Porém para a identificação precisa do vírus da gripe suína é necessário também realizar um teste com um kit apropriado. Nos Estados Unidos, a FDA autorizou o uso emergencial de um desses kits. A empresa holandesa Qiagen, por exemplo, é uma das fabricantes desses kit. Ontem ela divulgou comunicado (em inglês) informando que dois de seus testes podem ser usados para identificar o vírus da gripe suína.
No Brasil, o Ministério da Saúde não soube informar de imediato sobre a disponibilidade desses kits. O Blog da Terra publicará a informação assim que obtiver o retorno do ministério.

Receba as notícias do Blog da Terra em seu computador, assine nosso feed por este link. Se preferir receber por email, assine nossa Newsletter diária gratuita (campo na barra lateral).

Tags: , , , , ,

Este post foi publicado quarta-feira, 29 de abril de 2009 às 13:10 e colocado na categoria Ciência e Tecnologia, Geral. Você pode seguir os comentários à este post pelo RSS 2.0 feed. Você também pode deixar um comentário abaixo, ou trackback do seu próprio site.

12 Respostas para “Diagnóstico da gripe suína envolve quatro etapas”

  1. Pandemia e tecnologia | Blog da Terra diz:

    [...] afirmou que são necessários 10 dias para diagnosticar com precisão o vírus da gripe suína. O período parece ser um pouco exagerado quando se considera que um teste de DNA pode gerar resultad…s, conforme informações da Fundação Oswaldo Cruz. Adionando-se a isso um dia de observação e [...]

    30 de abril de 2009 às 21:09

  2. A razão do atraso no recebimento dos kits de detecção do vírus A (H1N1) | Blog da Terra diz:

    [...] O teste específico é o único método capaz de detectar a doença em dois ou três dias, como o Blog da Terra havia informado. Penna também informou, segundo o portal G1, que: “até sexta-feira [os kits] estarão aqui. A [...]

    5 de maio de 2009 às 11:26

  3. Informante diz:

    É isso aí, pessoas, o noticiário afirmas que o Brasil possui três laboratórios especializados e capacitados para realizar os testes da Influenza A (H1N1), no Pará, Rio de Janeiro e São Paulo. Os kit, adquiridos juntos à Organização Mundial de Saúde chegam ainda esta semana. E os testes levam apenas cerca de três dias para ficarem prontos.

    6 de maio de 2009 às 19:30

  4. Gripe suína A (H1N1) no Brasil: está sendo feito tudo que é possível? | Blog da Terra diz:

    [...] explicar a diferença entre suspeitos e monitorados, demoraram para entender que era necessário um teste específico para detectar a doença e ficaram mais preocupados em afirmar que os casos no Brasil são oriundos do exterior. São apenas [...]

    23 de junho de 2009 às 14:29

  5. NELI diz:

    SOU PROFISSIONAL DA SAUDE,(MEDICA)ESTOU COM TODOS OS SINTOMAS DE GRIPE,PORÉM NAO POSSO COLHER EXAMES ESPECIFICOS,JÁ QUE NAO FACO PARTE DO GRUPO DE RISCO(GRAVIDA,HIPERTENSO…)PORÉM TRABALHO COM PACIENTES QUE CHEGAM EM CHOQUE SÉPTICO,PNEUMONIA,GRIPE,ETC…E AI’COMO FICA ESPERO A COISA ACONTECER?

    2 de agosto de 2009 às 23:12

  6. drenaline diz:

    a gripe e muito perigosa para idosos e crianças e gestantes

    11 de agosto de 2009 às 15:17

  7. wesley diz:

    o proprio ser humano está fazendo com que surjam essas doenças afetando todos os continentes e o mundo inteiro.afetando a maior parte deles idosos gestantes e crianças

    30 de agosto de 2009 às 11:45

  8. menino q ta fazendo um trabalho. diz:

    Cadê a 4° etapa?

    5 de setembro de 2009 às 14:47

  9. squizato diz:

    A quarta etapa é o exame específico feito após o exame de DNA.

    10 de setembro de 2009 às 11:09

  10. Luciana diz:

    Eu sou apresentadora de eventos que
    acontece em todo Brasil.
    Tenho contato direto com milhares de pessoas ao mesmo tempo.
    E esse ano passei por todos os aeroportos do país.
    Quarta-feira passada dia 8 de Setembro comecei asentir muita dor de cabeça, e agora estou febriu, tosse, corisa e muita dor no corpo.
    Gostaria de saber se estou no grupo de risco e se eu posso ter me contaminado com o virus? Eu tentei me consultar no cais mais proximo
    mais a burocacia no atendimento me desanimou, isso sem falar na demora.
    Se eu não estiver com o virus poderia ter me contaminado lá pois varias pessoas estavam com o mesmo sintoma que eu; mesmo eu me protegendo com uma simples mascara.
    Será que não seria possivel diminuir o tempo de espera e agilisar as consultas sobre esse assunto? Obrigada!

    15 de setembro de 2009 às 14:04

  11. ana clara barbosa diz:

    H1N1 ja se tornou no virus gripal predomminante no mundo

    19 de setembro de 2009 às 13:21

  12. Vivian diz:

    Tenho uma amiga que ha suspeita, colheram a secreção da mucosa só que o resultado segundo o hospital sai apenas com 30 dias. Isso não é um absurdo, o q podemos fazer para q seja mais rápido este resultado?
    Se alguem puder me dar algumas informações, desde já agradeço!

    16 de junho de 2011 às 18:44

Deixe seu comentário