01

abr

Santa Catarina chafurda em um novo (e péssimo) Código Florestal


Os excelentíssimos deputados de Santa Catarina ratificaram a Gosma Máxima proposta no novo Código Florestal do Estado, como havíamos alertado em post anterior. Resta saber se o o governador do estado, Luiz Henrique da Silveira, irá sentar em cima, ou melhor, sancionará a medida. Na primeira edição do EcoPower, conferência sobre meio ambiente realizada em Florianópolis no final de 2007, o governador Silveira disse aos borbotões que o Estado queria se diferenciar (positivamente) na questão ambiental. Desde então o estado registra desastres ambientais com frequência e é líder no desmatamento da Mata Atlântica, como afirmou ao Diário Catarinense a ex-ministra do meio ambiente, Marina Silva. Para os catarinenses que discordam da idéia vale fazer uma lista com o nome dos deputados que aprovaram a sandice para consultar antes da próxima eleição. Ambientalistas, obviamente, criticaram a medida. Confira nos links abaixo reportagens da mídia local e nacional sobre o assunto:

O Estado de S. Paulo: Santa Catarina reduz área protegida às margens de rios

Diário Catarinense: “A aprovação é preocupante” ( Entrevista: Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente)

Receba as notícias do Blog da Terra em seu computador, assine nosso feed por este link. Se preferir receber por email, assine nossa Newsletter diária gratuita (campo na barra lateral).

Tags: , , , ,

Este post foi publicado quarta-feira, 1 de abril de 2009 às 13:45 e colocado na categoria Geral, Gosma Máxima, Uso da Terra. Você pode seguir os comentários à este post pelo RSS 2.0 feed. Você também pode deixar um comentário abaixo, ou trackback do seu próprio site.

9 Respostas para “Santa Catarina chafurda em um novo (e péssimo) Código Florestal”

  1. Paulo Roberto Floriani diz:

    Os deputados catarinenses deram um péssimo exemplo para a nação. Depois de tantas desgraças por conta do desrespeito à natureza,estes deputados insanos e ecologicamente ignorantes aprovam um absurdo destes.Que critérios científicos estes imbecis usaram para aprovar uma lei que reduz de 30 para 05 metros a faixa de preservação florestal ao longo dos rios? Em plena época onde se discute os problemas ocasionados pelo desrespeito ambiental, estes estultos deputados aprovam um abusrdo destes.Alô governador Luis Henrique.. Se você sancionar esta porcaria, seus netos e bisnetos vão amaldiçoá-lo no futuro.Se você sancionar tal monstruosidade, ficará na história como o pior governador que o Estado já teve em matéria de meio ambiente.

    2 de abril de 2009 às 16:10

  2. Paulo Roberto Floriani diz:

    Alô netos do Governador Luis Henrique.Falem para o vovô não aprovar esta porcaria que os deputados catarinenses aprovaram: O novo código florestal, que permite o desmatamento até nas beiradas dos rios e mananciais de água. Digam para o vovô que vocês não querem ter más lembranças dele no futuro.Digam-lhe que vocês respeitam o meio ambiente.

    2 de abril de 2009 às 16:20

  3. Adriana diz:

    Concordo!!!!!!!! Me envergonho de ser catarinense neste momento e ter esses representantes em nosso governo.

    É uma vergonha,

    15 de abril de 2009 às 13:52

  4. LUIZ diz:

    Na verdade o que eles estão fazendo é para pequenos grupos econômicos começarem a lotear e construir grandes empreendimentos. Possivelmente o grand resort que será construído as margens do rio cubatão em Palhoça é um dos privilegiados. Projeto de mal gosto.

    15 de abril de 2009 às 15:31

  5. Miguel Nunes Neto diz:

    Parabéns ao Governador Luiz Henrique que está enfrentando os ecoxiitas com seu novo codigo florestal em seu Estado.Precisamos valorizar a nossa produção agropecuária, lembrando que na zona rural, além de animais, existem pessoas seres humanos que necessitam de assistência de saúde, educação, saneamento básico, enfim, precisam viver com dignidade, sem esmolas de governos. Miguel Nunes Neto – Guajará Mirim-RO (onde estamos sufocados pela legislação ambiental socialmente injusta imposta a toda a população rural).

    17 de abril de 2009 às 13:21

  6. squizato diz:

    Miguel, pelo menos para duas coisas que você diz ser necessário na zona rural – e que nós concordamos integralmente – é fundamental ter água de qualidade: saúde e saneamento básico (que vale lembrar estão intimamente ligados). Agora se até Nova York consegue preservar os mananciais (e a cidade de SP está indo pelo mesmo caminho) e economizar dinheiro, aumentando a área de mata ciliar por que SC não consegue? Desmatar é a solução? Quem já passou pelo problema mostra que não. A questão não é ser contra o progresso, mas que tipo de progresso você quer? Em Mato Grosso o pessoal da soja em Lucas do Rio Verde está recuperando as áreas de APP e reserva legal porque sabem que, caso contrário, vai ser um tiro no pé para o produto deles. Quem está na Amazônia também deve ficar antenado para as oportunidades de uso mais sustentável da terra.

    17 de abril de 2009 às 14:05

  7. Para Fatma, Santa Catarina recuperou 12% da Mata Atlântica | Blog da Terra diz:

    [...] resumo da ópera é o seguinte: o estado que alterou o Código Florestal (aqui e aqui) permitindo o desmatamento de matas ciliares quer posar como arauto da conservação, [...]

    28 de maio de 2009 às 10:10

  8. jar.io • ECOLOGIA diz:

    Saneamento Básico…

    Políticas URBANAS sociais ambientalistas precisam urgentemente serem debatidas com a sociedade, para que leis ecológicas democráticas sejam criadas de forma
    ……

    19 de agosto de 2009 às 16:46

  9. antonio diz:

    FOI A MELHOR DECISÃO JÁ FEITA POR UM ESTADO…DEMONSTRA A POSSIBILIDADE DE O BRASIL VIR A SER COMO DIZ A CONSTITUIÇÃO UMA FEDERAÇÃO ISTO É O QUE VALE PARA A AMAZONIA É CLARO QUE NÃO VALE PARA RIO GRANDE OU SANTA CATARINA…CADA ESTADO DEVERÁ TER A SUA LEGISLAÇÃO E PROTEÇÃO PRÓPRIA E NÃO FICAR A MERCÊ DE ONGS AMBIENTALISTAS QUE SÓ QUEREM TIRAR PROVEITO DE VERBAS E DISCURSOS VAZIOS E CONTEMPLATIVOS ,NA BASE DA FOTOGRAFIA,SEM PRODUZIR NADA!!!!!
    TODOS SABEM QUE ESTES AMBIENTALISTAS DE PLANTÃO,QUASE A TOTALIDASDE, ESTÃO VIVENDO A CUSTAS DE VERBAS GOVERNAMENTAIS!!!!!!

    22 de outubro de 2009 às 10:19

Deixe seu comentário